Quando surgiu o Black Friday

black-friday

Black Friday, amados por todos e cheio de promoções de encher os olhos. Mas você tem alguma ideia de como surgiu essa data tão aguardada?

Por especulações, a data foi surgida por policiais da Filadélfia, na década de 60, após o dia de Ação de Graças, quando tudo se tornava um caos certo com diversos carros e pessoas vindo de lá pra cá por somar datas prolongadas e jogos de futebol. Para os agentes da lei, era uma mega dor de cabeça, mas para os lojistas, se viu um grande potencial para se aproveitar em vendas.

Outas especulações sobre o surgimento é referente há década de 50, quando, no feriado de Ação de Graças, nenhum dos operários iam as fábricas trabalhar. Olha essa também: se referia as crises na bolsa.

Tem até coisa aí na internet – se está na internet, é porque é verdade –  que teriam lojistas mobilizados em alterar  o nome para Big Friday, porque não queriam estar ligados com a crise do meio ambiente, já que tinha inúmeros carros que é igual a muita poluição.

Especulações a parte, nos EUA, essa data é uma das mais aguardadas durante todo o ano.

Black Friday - Effinity.gif

Já no Brasil, a prática do Black Friday surgiu em 2010.

Segundo o site www.blackfriday.com.br, a expectativa de faturamento para este ano, no Brasil, está para um aumento de 34% comparado ao do ano passado, que foi de R$1,5 bilhão.

Gráfico UOL:

black-friday-png

 

E se você quiser saber mais sobre os números e quais regiões são mais impactadas pelo Black Friday, tem esse infográfico bem bacana que ilustra essa ~euforia~ de vendas: http://cdn.buscadescontos.com.br/blackfriday/posts/infografico_resultados_1.jpg

E você, já se programou para o Black Friday?

🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s